top of page

Quero imigrar para o Canadá. E agora?

Estava ficando maluca e resolvi criar um blog.

Oi. Meu nome é Corine e eu quero imigrar para o Canadá. Hoje é quarta-feira (teoricamente quinta, pois já passa da meia noite) e eu fiquei o dia inteiro entrando no site da imigração para ver se o meu processo havia sido atualizado.

Pessoas sentadas em círculo, grupo de auto-ajuda.

Enquanto escrevo isso, me imagino em um grupo de auto-ajuda, com pessoas sentadas em círculo e é minha vez de falar. "Oi, Corine", dizem eles.

Sim, imigrar deixa a gente meio louco.

Após um período de reflexão, decidi que preciso de uma válvula de escape para conseguir lidar com a ansiedade da espera e das mudanças que estão por vir. Por conta disso, resolvi criar este blog para contar minhas aventuras. Espero que possa ajudar, inspirar ou até mesmo acolher futuros imigrantes que, como eu, estão atordoados pelas dúvidas, inseguranças e ansiedades de um amanhã incerto.

Neste momento, completam-se 40 minutos que não entro no site do CIC. Um dia de cada vez, né?

de onde veio a ideia.

Desde pequena, sempre tive vontade de explorar o mundo. Em 2011 fiz um intercâmbio de trabalho para os Estados Unidos e, quando voltei (4 meses depois), tive a certeza de que não nasci para viver no Brasil. Comecei a ver o Canadá como uma possibilidade no final de 2012, quando assisti uma palestra da Babel (https://pt.babbel.com/) que falava sobre os processos de imigração.

Após meses de pesquisa, em março de 2015, resolvi entrar de cabeça no plano Canadá e realizei a assinatura da Área VIP do site Canadá para Brasileiros (http://www.canadaparabrasileiros.com/). Foi uma escolha maravilhosa e tem sido o meu grande apoio em todo o processo de imigração. Se você pensa seriamente em imigrar e está perdido com tanta informação, a área VIP é o melhor lugar para estar :)

O PLANO DE IMIGRAÇÃO.

No período entre 2015 e 2017, por causa da nota de corte do Express Entry (que estava super alta na época), minha ideia era parecida com a maioria das pessoas: fazer um College primeiro, melhorar minha nota e aplicar para a imigração depois.

Tio Patinhas pensando sobre quanto ele vai gastar com o College no Canadá.

Este foi o plano A durante muito tempo. A única coisa na minha mente era juntar dinheiro para o College. Para quem não sabe, um College no Canadá custa em torno de 15 mil dólares canadenses por ano. Além desse valor, é preciso comprovar mais 15 mil dólares (casal) para se manter durante o primeiro ano. Fora isso, o processo do visto é caro, as passagens, a moradia, etc. Não quero desestimular ninguém, mas é um processo bem caro e que depende de muito planejamento.

O momento em que tudo mudou, foi quando as notas do Express Entry começaram a baixar. O caminho que era praticamente impossível se tornou cada vez mais próximo. Começou a passar pela minha cabeça: “E se a gente já saísse do Brasil com o visto de Residência Permanente?”

Eis que, em março de 2017, a pontuação baixou para 434. Nós (eu e o mozão) tínhamos 421. Pensei: É AGORA.

Foi aí que o plano B se tornou plano A e a aventura em busca do PR dourado começou :)

NOSSO PERFIL.

Sim, nosso. Os posts são escritos em primeira pessoa, mas não estou indo para o Canadá sozinha. Vou com o mozão :) ♥

Somos um casal, sem filhos, de Porto Alegre/RS, nunca fomos ao Canadá e queremos morar em Toronto.

Aplicante principal (eu):

  • 26 anos

  • Graduação em Psicologia (avaliado pelo WES como graduação de 4 anos)

  • 3+ anos de experiência no NOC 1121

  • IELTS Overall 8.0 (Listening 8.5, Reading 9.0, Writing 7.5, Speaking 7.0)

Aplicante secundário (mozão):

  • 27 anos

  • Graduação com Licenciatura e Bacharelado (avaliado pelo WES como 2 diplomas de graduação de 4 anos)

  • Não contou experiência de trabalho para o EE

  • Não fez a prova de idiomas

Por causa da minha experiência, fomos elegíveis no programa de trabalho qualificado (Federal Skilled Worker).

composição da nota no express entry.

Idade = 100

Educação = 112

Idioma oficial = 125

Experiência canadense = 0

Educação aplicante secundário = 9

Bônus

Proficiência em inglês + educação = 25

Proficiência em inglês + experiência de trabalho = 50

Total = 421

Em relação à nota do EE, como vocês podem ver, nós tivemos um bônus MUITO bom por causa da minha nota no IELTS. Ou seja: a melhor forma de aumentar a sua nota para a imigração é com o nível de inglês.

É claro que você precisa ter os requisitos mínimos dos programas, mas é importante saber que a nota do inglês é "combinada" com os outros aspectos do seu perfil para criar esse tipo de bônus que faz toda a diferença na sua aplicação.

TIMELINE E CUSTOS DO PROCESSO.

Quer ver a nossa timeline completa e todos os custos do processo de imigração?

Eu preparei um PDF com todas as informações e coloquei lá na página de conteúdos extras. Você vai ver quanto gastamos com traduções e documentos, além dos prazos de cada etapa do processo. Para acessar é só se inscrever aqui no blog e clicar na aba “bônus” ali no menu. Prometo que só tem coisa boa por lá :)

o início da história.

"Imigrar não é fácil." É o que eu mais leio por aí.

Sinto que nós estamos trilhando um caminho muito tranquilo (for now), pois ainda estamos no Brasil, esperando o nosso PR sair, juntando um pouco mais de dinheiro enquanto curtimos o tempo precioso que temos com a família.

Muitas vezes me pego pensando que a parte difícil ainda está por vir, mas tento sempre focar nas coisas positivas para não ficar apavorada e jogar tudo para o alto. Faz parte. Imigrar não é fácil.

Enfim, essa foi a minha introdução para este blog. Espero poder ajudar muita gente, assim como eu fui ajudada por outros tantos blogs que existem por aí :)

Fazem 3 horas que não entro no site do CIC.

Mas agora que terminei de escrever, acho que vou dar uma olhadinha... Vai que atualizou alguma coisa! :D

SEJAM BEM VINDOS!

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CATEGORIAS

INSCREVA-SE AQUI

MAIS ACESSADOS

TAGS

Nenhum tag.

BUSCA

MEUS FAVORITOS

INSCREVA-SE AQUI E ACESSE O CONTEÚDO EXTRA!

bottom of page