top of page

IELTS: O melhor material de estudos que você vai ver hoje.

“Quem adora estudar para o IELTS levanta a mão!” – diz ela, com animação. A sala é tomada por um silêncio mórbido e ninguém demonstra qualquer intenção de se mexer. Após alguns segundos, um braço tímido aparece ao fundo da sala. A professora dá um sorriso amarelo e um suspiro, sonhando com uma fórmula mágica para motivar os alunos.

Estou inspirada hoje (hihi) e, por isso, vim compartilhar com vocês todo o material que eu usei para estudar para o IELTS. Eu sei que é chato estudar para provas e qualquer coisa se torna mais interessante do que fazer resumos ou simulados. Até a louça fica atraente nessas horas. Nevertheless (vai anotando aí), se você quer morar no Canadá, não tem muitas formas de fugir do IELTS.

Como eu já reforcei diversas vezes aqui no blog, a sua nota no IELTS é MUITO importante. Ela vai influenciar toda a sua pontuação no Express Entry e pode ser a única barreira separando você da vida no Canadá.

Dica: Você pode usar a calculadora do CIC para fazer simulações com diferentes notas e ver quanto você precisa para ficar dentro da pontuação de corte.

O objetivo deste post é compartilhar os meus resumos e o material que eu usei para estudar. Lembrando que, para imigrar, é preciso fazer o IELTS General. O IELTS Academic é um pouco diferente em relação à estrutura, mas muitas coisas são similares, então acho que esse material pode ajudar também.

Eu fiz o IELTS General em abril de 2016. Digo isso para explicar que não vou estudar tudo de novo para escrever este post (preguiça infinita: mode on), apenas compartilhar com vocês o que eu já tenho pronto. Espero que possa ajudar!

A INSCRIÇÃO NO IELTS

Se você ainda não marcou a sua prova e não sabe por onde começar, no site do IELTS tem um passo a passo. É importante reforçar que as provas acontecem apenas em datas específicas, então, se você tem pressa para viajar, faça isso com antecedência. Só não esqueça que o teste tem validade de dois anos para a imigração.

Dica: Caso não tenha nenhuma data disponível, fique acessando o site algumas vezes por dia. Às vezes as pessoas se inscrevem e não pagam a taxa, então as vagas delas são liberadas.

Ok, guys. Agora que já passamos pelos detalhes iniciais, vamos ao que interessa. Study time!

POR ONDE COMEÇAR

Pela papelaria (ou stationery shop). Compre uma cartolina, fichas, canetas coloridas, marca-textos, etc. Invista na memória visual, usando cores e formas. Escreva ao invés de digitar. Leia em voz alta. Encontre um livro em inglês para ler. Siga canais gringos no Youtube. Ligue as legendas em inglês. Faça muitos simulados. Não saia de casa sem os seus resumos. Pratique na parada de ônibus, no intervalo do almoço, antes de dormir e tomando café da manhã.

Entendendo a estrutura da prova. Essa é uma das coisas mais importantes ao estudar para o IELTS. Se você chegar no dia da prova sem conhecer a estrutura dela, provavelmente vai suar um pouco para ter um bom resultado. O IELTS é dividido em quatro partes: Speaking, Listening, Reading e Writing. Cada uma delas tem facilidades e dificuldades que você deve conhecer e explorar.

E lembre-se: nota boa no IELTS é igual a maple syrup, sistema de saúde universal, segurança pública e Tim Hortons. Nota ruim no IELTS é igual a Faustão no domingo, ter medo de pegar o celular na rua e política brasileira. Não precisa de mais estímulo, né?

SPEAKING

Essa foi a parte mais difícil para mim (e a minha menor nota). Não por causa do inglês em si, mas pelos assuntos malucos que eles escolhem. Eu tive que falar durante 2 minutos sobre uma peça de roupa. Acho que chegou na metade do tempo e eu não sabia mais o que falar. No fim, consegui ficar com a nota 7, mas foi graças a uma das minhas fontes de estudo (vou falar sobre ela logo abaixo – keep reading, pal!).

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

  • Fluência e coerência: Discurso sem pausas, sem correções, sem hesitação e sem repetições.

  • Recursos léxicos: Vocabulário preciso, flexível e variado.

  • Alcance e precisão gramatical: Capacidade de formar frases completas e corretas naturalmente.

  • Pronúncia: Precisão e sutileza.

PARTES DO TESTE

1) Apresentação (4-5 min): Neste tópico você deverá falar sobre si mesmo e responder algumas perguntas gerais. Possíveis assuntos: nome, idade, profissão, família, cidade, estudo e interesses. O examinador pode perguntar coisas que você mais gosta, como era sua cidade quando era criança, o que tem de interessante no seu trabalho, etc.

  • Dica: Fale bastante. De preferência mais que o examinador. Explicar e desenvolver as respostas o máximo que puder (ao invés de responder apenas “sim” ou “não”).

2) Tópico (3-4 min): Você vai receber um papel onde estará descrito um assunto e alguns tópicos de referência. Você terá 1 minuto para se preparar (com papel e caneta entregues pelo examinador) e depois deverá falar sobre o assunto durante 2 minutos. No final serão feitas algumas perguntas específicas sobre o assunto que você apresentou. Alguns exemplos de assuntos são: um casamento que você foi, um filme que você gostou, um livro que te impressionou, um restaurante, uma refeição, um professor que te influenciou, um amigo de longa data, um evento da sua infância, etc. Sobre esses assuntos, alguns tópicos que você pode precisar descrever são: com quem você estava, onde aconteceu, o que aconteceu, o que você mais gostou, etc.

  • Dica 1: Anotar 3 pontos para falar sobre cada tópico que estiver no cartão. (Faça isso. Não seja como a Corine que termina de falar antes de acabar o tempo, porque não tem mais assunto.).

  • Dica 2: Introduzir o assunto antes de começar.

  • Dica 3: Abusar do vocabulário e das frases bem elaboradas.

  • Dica 4: Respirar. Se você é como eu e começa a falar muito rápido quando está nervoso, respire.

3) Perguntas (4-5 min): Esta última parte são perguntas abstratas sobre a sua opinião ou percepção, geralmente ligadas ao assunto discutido na parte 2 do teste. Exemplos: qual a sua opinião sobre animais no zoológico, sobre as mudanças geradas pela tecnologia na comunicação, etc.

  • Dica: Responda a pergunta, explique a resposta, dê um exemplo e forneça alguma alternativa.

RESUMO

  • Parte 1: Nome, idade, cidade, família, profissão, estudo e interesses.

  • Parte 2: Introduzir o assunto, falar 3 coisas sobre cada tópico e abusar do vocabulário.

  • Parte 3: Responder a pergunta, explicar a resposta, fornecer um exemplo e uma alternativa.

DICAS DE ESTUDO

1) Estudar palavras para expressar opinião. Ninguém merece responder todas as perguntas começando com “I think”. Mais abaixo eu mostro um quadro de palavras importantes que podem ajudar nesta parte.

2) Estudar palavras específicas sobre assuntos variados. Sabe quando você quer falar daquele casaco maravilhoso com um tecido aveludado, mangas justas e cintura ajustada? Então, sem vocabulário específico fica mais complicado de explicar. Eu estudei essas palavras com fichas de estudo. Vou colocar uns exemplos lá embaixo do post também.

3) Gravar as suas respostas. Enquanto estiver estudando, grave a sua voz ao responder as perguntas. Dessa forma, você consegue identificar erros e manias, assim como controlar o tempo.

4) Falar com alguém e ser entendido. Existem sites (como o Italki, por exemplo), onde você pode falar com professores nativos e treinar o seu inglês. Esses serviços são pagos, mas existem alternativas gratuitas onde você fala com pessoas que também querem treinar o idioma. Uma coisa que você pode fazer também é ligar pelo Skype para números toll-free (gratuitos, como o nosso 0800) no Canadá e fazer perguntas sobre serviços. Você vai ter que contratar um plano de saúde em algum momento, por que não começar a coletar informações agora? Além de praticar o Speaking você também treina o Listening. :D

5) Dica preciosa: Lembra que eu comentei lá em cima que uma das minhas fontes de estudo salvou a minha pele no resultado do Speaking? Então... Se você pesquisar no google “ielts speaking topics november 2017”, existem diversos sites (como esse aqui) que fornecem PDFs com todos os assuntos que estão sendo usados pelos examinadores naquele mês (com sugestão de respostas!). Quando eu estava estudando para a minha prova eu li todo o PDF daquele mês e pensei no que eu iria responder se caísse cada uma das perguntas. Apesar do meu nervosismo, caiu exatamente uma das perguntas que eu já tinha preparado e eu consegui responder numa boa.

READING

  • Tempo de prova: 1 hora (já incluso o tempo para transferir as respostas).

  • A prova tem 3 partes, com um total de 40 questões.

  • Os textos começam fáceis e vão ficando mais difíceis.

  • Tipos de texto: social, work, academic, advertisement.

  • Pode ter mais de um texto em cada parte.

DICAS DE ESTUDO

Entenda os tipos de questões que podem aparecer. Pratique isso antes da prova, fazendo simulados.

  • Multiple choice (escolher uma ou mais)

  • Short answer (escrever até x palavras)

  • Sentence completion (preencher lacunas)

  • Table, chart, diagram (para completar)

  • Summary completion

  • Paragraph headings

  • Location information

  • Writer’s view or claims

  • Classification

  • Matching

Nos tipos de questões abaixo as respostas são encontradas na ordem em que aparecem no texto. Essa informação é importante, pois ajuda a economizar tempo na hora da prova. Durante o IELTS a manutenção do tempo é essencial.

  • Múltipla escolha

  • Yes/No/Not given

  • True/False/Not given

  • Complete a frase

  • Preencher lacunas

  • Short answer

Entenda as diferenças entre as respostas NO e NOT GIVEN.

Se acostume a ler em inglês. Você vai precisar ser rápido para conseguir responder todas as 40 perguntas em 1 hora. Pratique a leitura de diferentes tipos de texto, pois isso evita que você fique muito dependente da leitura dinâmica e ajuda na compreensão do que está escrito.

WRITING

Esta prova é dividida em 2 partes, com um total de 60 minutos de duração (20 na primeira tarefa e 40 na segunda). Você recebe as duas partes juntas e pode escolher por onde começar.

A segunda questão tem um peso maior e a maioria das pessoas indica começar por ela. Eu não fiz isso e quase não consegui terminar a prova a tempo. Gastei minutos preciosos na primeira tarefa (que ficou ótima), mas não consegui revisar o segundo texto. Sei que devo ter perdido pontos por conta de erros bobos, mas a vida segue. Não seja a Corine. Comece pela task 2 ;)

Dica importante: Descubra quantas linhas você precisa para escrever 150 e 250 palavras. Não deixe para contar palavras na hora da prova, pois o tempo do Writing é MUITO curto. Se tem uma coisa que você precisa fazer antes da prova é isso. Por favor, por favor, por favor, não vá para a prova sem saber o número de linhas que você precisa escrever!!!

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

  • Atingiu o objetivo? Respondeu a pergunta e tudo o que foi solicitado?

  • Coerência e coesão: Como foi a apresentação das ideias? Está organizado?

  • O vocabulário utilizado é correto, complexo e extenso?

  • Como está a gramática? Os tipos de frases são diferentes, complexos e dispostos com tempos variados de discurso?

TASK 1: A CARTA

Essa tarefa tem a duração de 20 minutos. Você deverá escrever uma carta solicitando informações ou explicando alguma situação. Mínimo de 150 palavras.

  • Dica 1: Responda a questão completamente. Preste atenção nas palavras “explique, sugira, diga, escreva...”. Não deixe de fazer nada que a questão pedir, pois você perde pontos se isso acontecer.

  • Dica 2: A carta pode ter linguagem formal ou informal, dependendo da situação. Se você começar a escrever com um tipo de linguagem, siga com ela até o final e cuidado para não misturar.

LINGUAGEM FORMAL

  • Sem contrações, frases longas e complexas, voz passiva.

  • Dear Sir/Madam

  • I am writing with regard to

  • I would like to invite you

  • I would like to request

  • Please deliver

  • I would like to suggest

  • Therefore/However

  • I look forward to hearing from you

  • Yours faithfully

LINGUAGEM INFORMAL

  • Com contrações, frases simples e voz ativa.

  • Dear John/Hi John

  • I’m writing about

  • Why don’t you come to

  • Do you have

  • It would be great if you could send

  • I think you should

  • …so…/anyway

  • Hope to hear from you soon

  • Best wishes

  • See you soon

TASK 2: REDAÇÃO

Essa tarefa tem 40 minutos de duração. Você deverá escrever uma redação com um ponto de vista, apresentando argumentos ou vantagens/desvantagens. Mínimo de 250 palavras.

  • Escrita moderadamente informal

  • Ler a questão e sublinhar palavras chaves

  • Utilizar exemplos curtos (baseados em conhecimento ou experiência) dentro dos parágrafos de argumentação.

  • Anote o vocabulário específico sobre o assunto para usar enquanto estiver escrevendo.

  • A primeira frase do parágrafo é a principal.

  • Usar palavras que ajudem a organizar as ideias, como: firstly, secondly, finally. No final do post tem mais palavras como essas para ajudar a escrever.

Sempre que eu preciso escrever redações para provas eu sigo um padrão estrutural básico. No IELTS eu fiz isso também e funcionou bem para mim. Vou compartilhar aqui e você pode usar se quiser :)

  1. Parágrafo 1 – Introdução: Reescreve a pergunta para apresentar o assunto e dá uma resposta geral e resumida da sua opinião.

  2. Parágrafo 2: Vantagens OU primeiro argumento, falando porque concorda ou discorda. Pode incluir exemplo.

  3. Parágrafo 3: Desvantagens OU segundo argumento, falando porque concorda ou discorda. Pode incluir exemplo.

  4. Parágrafo 4 – Conclusão: Reescreve o argumento e dá ênfase ou reafirma a opinião.

LISTENING

Quando eu estava estudando para a prova eu não fiz resumo sobre essa parte, pois eu tinha facilidade, então foquei no restante do teste. De qualquer forma, seguem algumas dicas:

  • Faça simulados. 5, 10, 15, 50 simulados se for preciso. Não pare de fazer simulados até o dia da prova. Você pode encontrar muitos no Youtube (foi o que eu usei, pesquisando por “IELTS Listening Practice”). Anote a evolução dos seus resultados e busque entender o que faz com que sua nota melhore ou piore.

  • Lembre-se que, no dia da prova, tem um alto-falante para todas as pessoas na sala. Treine o Listening sem fones de ouvido para se acostumar com os ruídos.

  • Entenda os padrões dos áudios. Após fazer muitos simulados, você começa a perceber que eles seguem um padrão. Por exemplo, em um diálogo o aluno A dá uma informação e, logo após, o aluno B corrige. Em seguida, o aluno C dá a resposta correta e é esta que você vai precisar anotar na sua prova. Isso acontece muito durante os diálogos. Preste atenção nas correções e pegadinhas.

  • Perdeu uma resposta? Pule para a próxima. Se você desperdiçar dois segundos pensando na resposta que perdeu, pode acabar não prestando atenção em uma palavra crucial do texto e errar todas as perguntas seguintes. Just move on.

  • Acostume-se com sotaques. As provas do IELTS geralmente abordam diferentes sotaques em inglês e, às vezes, isso atrapalha no entendimento. Procure canais no Youtube de diferentes partes do mundo e comece a acompanhar. Além de ser divertido e educativo, você vai estar praticando para a prova.

MEU MATERIAL

Durante meus estudos eu usei três materiais principais (além dos simulados):

  1. Os resumos que eu escrevi ali em cima para vocês.

  2. Um cartaz de palavras e expressões importantes grudado na parede em um local que eu olhava o tempo todo.

  3. Fichas de estudo para palavras específicas que ficava na bolsa e iam comigo para todos os lugares.

Antes de fazer a prova eu já tinha um nível bom de inglês, então o meu objetivo era aprimorar e polir o vocabulário. Se o seu nível ainda precisa ser desenvolvido, pode ser que você tenha um melhor resultado mantendo a simplicidade do que tentando usar palavras com as quais você se sente desconfortável.

Digo isso, pois vou colocar um monte de informações a seguir que podem ajudar algumas pessoas, mas podem atrapalhar outras. O ministério da saúde adverte: se o seu cérebro começar a inchar ou seus sonhos forem tomados por palavras assassinas em inglês, volte para o básico.

COMO EXPRESSAR OPINIÃO

Formal:

  • As far as I’m concerned

  • In my opinion

  • It seems to me that

  • I would argue that

  • Fromm my point of view

Informal:

  • If you ask me

  • To be honest

  • Personally speaking

  • From what I gather

  • I believe

Opiniões conflitantes:

  • Although

  • Even though

  • Despite

  • Nevertheless

  • However

  • Prefer

  • Would Rather

COMO CONCORDAR OU DISCORDAR

Em cima do muro:

  • Somewhat

  • Partially I suppose

Formal:

  • I am confidente that

  • Strongly agree/disagree

Informal:

  • Absolutely

  • Totally

  • Completely

COMO CONCLUIR IDEIAS

Formal:

  • In conclusion

  • Thus

Informal:

  • To sum up

  • So

  • In a nutshell

  • The bottom line is

  • All in all

  • For these reasons

COMO APRESENTAR VANTAGENS E DESVANTAGENS

Positivos:

  • Advantage

  • Benefit

  • Positive aspect

  • Good point

  • Argument in favor of

Negativos:

  • Disavantage

  • Drawback

  • Objection

  • Negative effect

  • Downside

  • Frequent criticism

  • Argument against

COMO FAZER COMPARAÇÕES

  • Both... and... are..

  • Like..., ... has

  • Similarly,

  • In comparison

  • In the same way

  • Likewise

  • Also

  • Is similar to

  • Is the same as

COMO FAZER TRANSIÇÕES

  • First of all

  • Firstly

  • Secondly

  • Finally

  • There are several

  • Are three ways

Para ilustrar, abaixo está o pôster que eu fiz com todas as informações acima.

Cartaz com resumo para o IELTS.

Além disso, conforme eu já comentei, também estudei palavras específicas para poder me expressar a respeito de diversos assuntos. Para isso, eu fiz fichas de estudo como mostra a imagem abaixo.

Fichas de palavras para o IELTS.

Para fazer as fichas, eu usei sites como este aqui.

The bottom line is tem muita coisa para estudar. Se você estiver com pouco tempo, eu diria para focar na estrutura da prova e fazer muitos simulados. Se tiver tempo sobrando, busque aprimorar o vocabulário.

A título de curiosidade, as minhas notas foram as seguintes:

  • Listening 8,5

  • Reading 9,0

  • Writing 7,5

  • Speaking 7,0

  • Overall 8,0

Sei que poderia ter um resultado melhor no writing se tivesse mais 10 minutos para revisar. O speaking acho que não tinha muita salvação. Falar não é o meu forte, nem em inglês, nem em português :D

Se você gostou deste post, não deixe de curtir a página do Fui no Facebook, assim você não perde nenhum conteúdo. Vai que o próximo post responde todas as suas perguntas mais cabeludas?

Já conhece a página de conteúdos bônus aqui do blog? Lá eu coloco arquivos para download, como modelos de documentos e informações sobre o meu processo de imigração (incluindo todos os valores que paguei até agora). Também publiquei um PDF para imprimir, com todas as expressões importantes deste post! Para acessar, você só precisa se inscrever aqui.

Ficou com dúvida? Deixa um comentário que eu tento ajudar!!

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CATEGORIAS

INSCREVA-SE AQUI

MAIS ACESSADOS

TAGS

Nenhum tag.

BUSCA

MEUS FAVORITOS

INSCREVA-SE AQUI E ACESSE O CONTEÚDO EXTRA!

bottom of page