top of page

ECA e WES: Como validar o diploma no Canadá

Oi, gente linda! Vim aqui hoje contar sobre o processo de equivalência do diploma, um dos primeiros passos necessários para começar a sua aventura canadense.

O QUE É ECA?

O ECA (Educational Credential Assessment) é um procedimento realizado por empresas autorizadas, onde eles avaliam a sua formação acadêmica internacional e indicam qual é a formação canadense equivalente.

Eles vão verificar a carga horária do seu curso, a instituição onde ele foi realizado, as matérias cursadas, entre outras informações. Com isso, irão identificar se é equivalente à formação canadense. No meu caso, por exemplo, um bacharel em psicologia de cinco anos no Brasil foi considerado como um bacharel de quatro anos no Canadá.

Você vai precisar deste documento para indicar corretamente a sua formação durante a criação do perfil no Express Entry. E depois para comprovar a validade dos seus diplomas.

Cuidado para não confundir a equivalência de diploma com a validação da profissão. É um erro muito comum. Como eu expliquei, o ECA é apenas um papel dizendo se você tem bacharel, diploma, certificado, mestrado, etc. A validação da profissão é um processo bem mais complexo que, geralmente, envolve uma prova de conhecimentos e a sua filiação ao órgão regulamentador da profissão.

COMO EU FIZ A EQUIVALÊNCIA DO MEU DIPLOMA COM A WES

Vou falar especificamente sobre o WES (World Education Services), pois é a empresa com a qual eu tenho experiência. Acho que as outras não são TÃO diferentes, mas é importante ler com atenção as informações no site delas para não fazer nada errado.

PASSO 1: ESCOLHA DA EMPRESA

Para fazer a equivalência dos seus diplomas, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma das empresas na lista de empresas autorizadas do governo. A escolha depende de você, mas é importante avisar que dependendo da sua profissão pode ser mais vantajoso escolher uma empresa específica. Sugiro que você faça uma pesquisa relacionada ao seu campo de atuação antes de optar por uma empresa.

As duas mais usadas são a WES e a IQAS (acho que é por causa dos prazos), portanto, é mais fácil encontrar material online sobre essas empresas.

PASSO 2: CADASTRO NO SITE

Após escolher a empresa, você faz o cadastro no site (neste link), clicando em “apply now”. Escolha o país onde vai utilizar o seu diploma (Canadá) e o tipo de avaliação que você quer (para a imigração a opção é “ECA Application for IRCC”).

Preencha seus dados e crie uma conta. Depois de criar a conta, você precisa incluir os dados da formação que será avaliada e pagar as taxas necessárias. Quando eu fiz a minha equivalência, custou R$ 764,92.

Observações:

1) Se o seu cônjuge precisar da avaliação do diploma também, é preciso criar duas contas separadas.

2) Se você tiver mais de um diploma, pode fazer a equivalência de todos pagando somente uma taxa. Apesar disso, você vai ter que traduzir os documentos, então não é completamente grátis.

PASSO 3: A COLETA DOS DOCUMENTOS

Ao terminar o seu cadastro no site é gerada uma lista de documentos que você precisa enviar. Com exceção de doutorados, a lista geralmente é a seguinte:

  • Cópia do diploma

  • Histórico escolar original*

  • Cópia da tradução juramentada do diploma

  • Cópia da tradução juramentada do histórico escolar

* O histórico escolar precisa ser emitido pela faculdade. Existe a opção de pedir para a faculdade mandar direto para o WES, mas a maioria das instituições de ensino não faz o envio. Neste caso, você precisa pedir para a faculdade colocar o histórico dentro de um envelope, lacrar o envelope (beeeeem lacrado mesmo), carimbar e assinar o envelope na aba. Tudo isso serve para provar que ninguém abriu o envelope e alterou informações no histórico.

Dica: No site do WES eles falam sobre o formulário de solicitação do histórico que você deve entregar para a faculdade. Minha opinião: ignore este formulário. Ele não é um documento obrigatório e acaba dificultando mais do que ajudando. É bem mais fácil você explicar para as pessoas da faculdade como fazer o envelope do que deixar decifrarem aquele formulário.

PASSO 4: TRADUÇÕES JURAMENTADAS

Essa foi uma etapa em que eu tive bastante dúvida quando estava fazendo o meu processo. Não sabia direito como começar e perdi um tempão pesquisando. Você pode pesquisar outras empresas e pessoas que fazem traduções, mas aqui eu vou indicar a empresa que eu usei.

Eu fiz todas as traduções do meu processo de imigração com a Lítero Traduções. O principal motivo dessa escolha foi o valor do serviço, que foi imbatível comparado a todos os orçamentos que eu fiz. Além disso, o prazo deles é ótimo e o atendimento é muito bom.

Para mandar os documentos para tradução eu tirei uma foto com o meu celular e mandei por e-mail. Assim que eles me enviaram o orçamento eu paguei o valor através de depósito bancário. Custou R$ 682,00 para traduzir três diplomas e três históricos. Eu mandei o comprovante do pagamento por e-mail e eles começaram a tradução no mesmo dia. Depois de finalizarem as traduções, eles enviam todos os documentos pelo correio.

Dica 1: Peça para eles enviarem os documentos digitalizados por e-mail para você corrigir antes de enviarem pelo correio. Eu encontrei alguns erros pequenos nas notas e carga-horária de algumas disciplinas. Pedi para corrigirem e eles fizeram na hora.

Dica 2: Caso você não tenha uma cópia do histórico em casa para mandar traduzir, você pode pedir para tirar uma foto antes de colocar dentro do envelope lacrado. NÃO abra o envelope depois que ele foi fechado. Se você não tirou foto do histórico antes e não tem uma cópia em casa, vai precisar solicitar um novo para a faculdade.

PASSO 5: COMO ENVIAR OS DOCUMENTOS

Esse é o momento que a maioria das pessoas começa a ficar careca, roer as unhas ou entrar em desespero. Afinal, como mandar os documentos para o WES???

Antes de explicar com detalhes e imagens, duas coisas MUITO importantes: 1) o histórico precisa estar dentro do envelope fornecido pela universidade – lacrado, assinado e carimbado – e 2) TODOS os envelopes precisam ter o endereço do WES e o número de inscrição (T-O-D-O-S).

CASO 1: UMA PESSOA E UMA FORMAÇÃO.

Como enviar os documentos para o WES (um diploma)

CASO 2: UMA PESSOA E DUAS OU MAIS FORMAÇÕES.

Como enviar os documentos para o WES (mais de um diploma)

CASO 3: DUAS PESSOAS COM UMA OU MAIS FORMAÇÕES.

Como enviar os documentos para o WES (duas pessoas)

Agora que você já tem todos os documentos organizados corretamente nos envelopes é preciso enviar para o WES (que fica em Toronto). A forma de envio é uma decisão bastante pessoal, pois pode ser feita pelos correios ou por uma empresa privada. Algumas pessoas têm medo de enviar pelo correio, mas o valor é bem mais em conta.

Eu enviei os meus documentos pelo Fedex Priority. Custou R$ 219,00 e chegou lá em dois dias. Eu fiquei um pouco perdida no site do Fedex, pois eles fazem esse serviço com agendamento de coleta, então eu liguei para a empresa e fiz a solicitação por telefone.

Eu agendei um dia e horário, imprimi as etiquetas que eles mandam por e-mail e fiquei esperando o funcionário vir buscar o pacote. Ele chegou a minha casa, pediu para eu assinar uns papéis e me deu o envelope da Fedex para colocar o meu dentro (foi um pouco difícil, mas entrou). Depois disso eu coloquei os dois números de inscrição do WES bem visíveis na frente do envelope (cuidado para não esquecer esse detalhe!).

O prazo para que a sua equivalência fique pronta é em torno de 20 dias úteis, porém pode variar bastante. Essa informação não é oficial e não possui muitas evidências, mas tenho uma teoria que demora menos quando o curso é mais “comum” (se eles já fizeram a avaliação desse curso antes, por exemplo, fica pronto mais rápido).

Você vai receber o relatório do WES pelo correio. É um documento bem simples (veja o meu na imagem abaixo). O mais importante é o “ECA#”: o código que vai ser usado em todo o seu processo de imigração.

Relatório WES Psicologia

Ficou com dúvidas? Mande sua pergunta nos comentários para que eu possa ajudar :) ♥

Quer mais desse conteúdo lindo e super útil? Inscreva-se aqui no site e receba a senha para acessar minha timeline completa (com valores!), o dicionário de siglas do Express Entry e muito mais que vem por aí!

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CATEGORIAS

INSCREVA-SE AQUI

MAIS ACESSADOS

TAGS

Nenhum tag.

BUSCA

MEUS FAVORITOS

INSCREVA-SE AQUI E ACESSE O CONTEÚDO EXTRA!

bottom of page