top of page

Minha profissão é regulamentada no Canadá?

Essa é uma pergunta que surge o tempo todo e a maioria das respostas é: “pesquisa no job bank”. Esse tipo de resposta me dá coceira. Eu A-D-O-R-O fornecer conteúdo bem completo e mastigado, então este post não poderia ser diferente.

Se você pensa em ir para o Canadá para trabalhar, é essencial descobrir se a sua profissão é regulamentada. E, caso ela seja, também se torna importante pesquisar sobre os processos de regulamentação. Atenção: Você não pode trabalhar em uma profissão regulamentada sem estar regulamentado (sim, sério).

Mas, Corine, como que eu descubro isso? Vou explicar já, já. Antes disso, um pouco de contexto.

O QUE SÃO PROFISSÕES REGULAMENTADAS.

Acho que a forma mais simples de explicar é pensando nos advogados do Brasil. Você termina a graduação e recebe o diploma, mas ainda precisa prestar a prova da OAB para garantir que possui o conhecimento necessário (e padronizado) para poder exercer a profissão.

No Canadá, as profissões regulamentadas existem para garantir a qualidade dos serviços prestados e proteger a saúde e segurança da população. Cerca de 20% dos empregos estão enquadrados nesta categoria.

Em geral, conseguir a certificação de uma profissão não é uma tarefa fácil. Para isso, é feita uma análise do seu histórico de estudo, da sua experiência profissional e dos seus conhecimentos. Sendo assim, se você tem a intenção de trabalhar em uma profissão regulamentada, esteja preparado para estudar bastante e vencer várias etapas burocráticas.

Você pode estar se perguntando agora se vale a pena passar por tudo isso. O que eu tenho a dizer é: o salário pago para pessoas que estão regulamentadas é bem maior. Em minha opinião, se você tem a intenção de ficar no Canadá a longo prazo, vale a pena sim. De qualquer forma, é uma análise que você precisa fazer individualmente, pois cada caso é único e só você tem o poder de decidir o que fazer com sua própria vida :D

É legal comentar também, que o Canadá recebe milhares de imigrantes todos os anos (todos os meses!) e, por conta disso, está muito bem preparado para lidar com pessoas que possuem formações diversas. Na província de Ontário, por exemplo, existem os chamados “bridging programs”. São programas exclusivos para recém-chegados, onde você tem aulas teóricas e apoio de profissionais para se inserir no mercado de trabalho e realizar a regulamentação da sua profissão.

Mas será que você precisa passar por tudo isso?

DIRETÓRIO DE OCUPAÇÕES.

Para descobrir quais são as profissões regulamentadas no Canadá existem diversos caminhos. O mais simples deles fica neste link.

PASSO 1: DESCOBRIR O SEU NOC

O NOC (National Occupation Classification) é, basicamente, um código que representa cada profissão. Ele divide as profissões em grupos (0, A, B, C e D), de acordo com o tipo de formação ou experiência que a pessoa precisa.

  • Para descobrir qual o seu NOC, acesse este link.

  • No campo de busca, adicione uma palavra-chave que tenha a ver com a sua experiência. Você pode tentar várias palavras diferentes.

  • Abra todos os cargos que possam ser equivalentes ao seu e leia as descrições das atividades. É importante também verificar os requisitos mínimos de formação e as outras informações.

  • Escolha o cargo que tiver as atividades mais próximas às que você desenvolvia e anote o código do NOC (você vai precisar dele depois).

  • Para ser considerado que você tem experiência nesse NOC, é preciso que você tenha realizado a maior parte das atividades descritas. Não adianta ter feito só uma ou duas atividades, tem que ser a maioria delas.

PASSO 2: DESCOBRIR SE A PROFISSÃO É REGULAMENTADA

Acesse o Diretório de Ocupações Regulamentadas e pesquise o número ou nome do seu NOC. Escolha também a província ou território.

Pesquisa do NOC da profissão.

Clique em pesquisar. Vai aparecer uma tabela com o nome das ocupações e uma coluna dizendo “regulation”. Se for Yes, a profissão é regulamentada.

Lista de profissões.

PASSO 3: MINHA PROFISSÃO É REGULAMENTADA. E AGORA?

Clique em cima do nome da ocupação.

Vai abrir uma página com diversas informações, como a descrição da profissão e o mapa das províncias onde é regulamentada. A informação mais importante desta página, em minha opinião é a lista de entidades regulatórias. Ou seja: quem vai validar a sua profissão.

Entiades regulatórias da profissão.

Entre no site indicado para obter informações sobre o que é necessário para validar a sua profissão. Não deixe de entrar em contato também com os centros de imigrantes, que podem fornecer dados importantes para ajudar você nesse processo. Para encontrar serviços deste tipo em Toronto, acesse este site.

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA.

Não sei dizer sobre todas as profissões, mas pelo que eu tenho visto na minha área (Recursos Humanos – em Ontário) funciona assim:

A minha área tem dois NOCs principais. Um deles não é regulamentado (cargos de entrada) e o outro é regulamentado (cargos que precisam de mais experiência). Quando procuro por vagas do NOC regulamentado sempre tem um item dentro dos requisitos que exige o cartão da profissão. Às vezes este item é obrigatório e às vezes aparece como desejável.

Não acho que seja assim em todos os casos (principalmente na área da saúde), mas parece que em Recursos Humanos você até consegue trabalhar sem a regulamentação, porém vai receber menos e não terá oportunidade para crescer. Posso estar dizendo besteira (me corrijam se eu estiver), mas foi a impressão que eu tive ao pesquisar por vagas na área.

Enfim, é bem fácil descobrir se a profissão é regulamentada ou não. A parte mais complicada é descobrir o que fazer depois disso. Eu ainda não conheço muitos casos de pessoas que tenham passado pelo processo de regulamentação, então se você já tiver feito isso, seria muito legal se pudesse deixar um relato nos comentários para compartilhar sua experiência :)

Já conhece a área de conteúdos bônus aqui do FUI? Se ainda não conhece, é uma página restrita onde eu coloco vários arquivos com informações muito legais para os inscritos. Eu resolvi deixar esse material em um lugar diferente para restringir um pouco o acesso, já que tem informações bem pessoais por lá :) Por enquanto, você pode encontrar a nossa timeline completa (com todos os custos!!), os modelos de cartas que usamos na aplicação para o PR e um dicionário com todas as siglas do processo de imigração. Para acessar esse conteúdo super bacana é só se inscrever aqui. Vou adorar ver você por lá ♥

Para encerrar, não deixe de curtir a página do FUI no Facebook. Sempre aviso lá quando tem um post novo, assim você não perde nada! Vai que o próximo post responde aquela pergunta que estava fazendo você roer as unhas a semana inteira? :D

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CATEGORIAS

INSCREVA-SE AQUI

MAIS ACESSADOS

TAGS

Nenhum tag.

BUSCA

MEUS FAVORITOS

INSCREVA-SE AQUI E ACESSE O CONTEÚDO EXTRA!

bottom of page